Empresas – Como fazer seu cliente comprar mais

Todo empresário quer vender mais e ver seus lucros subindo.

Fazer com que clientes comprem mais dos seus produtos ou serviços é um grande desafio para as organizações. Para começar, o empresário deve se fazer uma pergunta simples: Os meus clientes ficam satisfeitos?

Com isso fica mais fácil entender algumas questões extremamente importantes. Se o cliente se sente bem em relação a sua empresa, se tem as necessidades atendidas e se o seu produto ou serviço realmente tem qualidade, por exemplo.

Se não há satisfação do cliente na compra, o problema é realmente  maior e é preciso identificá-lo rapidamente para começar a fazer mudanças internas na empresa. Mas, se ele fica satisfeito, conto agora uma novidade para muitos empresários: não é o suficiente.

Clientes satisfeitos certamente não falarão mal da sua empresa, mas podem, ou não, falar da sua experiência e indicar, ou não, sua empresa. Afinal, a experiência que ele teve ali não foi nada demais. [userpro_private]

A verdade é mesmo que a satisfação não é o suficiente. Os clientes precisam ficar fascinados. Os gestores sabem que estão no caminho certo, quando as questões levantadas começam a ser, por exemplo, se o cliente se sente excelente em relação ao seu negócio, se suas necessidades foram excedidas, se o produto ou serviço foram excelentes e a experiência ao comprar foi memorável. Só assim você saberá que seus clientes falarão bem sim da sua empresa e, provavelmente, indicarão seus serviços a outras pessoas.

E aí eu faço uma nova pergunta: Como você pode dar aos seus clientes algo a mais do que eles esperam? Porque é isso que vai fazer com que eles comprem mais.

Primeiramente, o gestor tem que entender que um bom atendimento ao cliente é proativo e não reativo. As empresas que esperam ter um problema para começar a se preocupar com seus clientes, certamente não serão aquelas que venderão mais. Se antecipe aos problemas e surpreenda seus clientes positivamente sem necessidade disso.

Outra questão importante é inovar sempre. Pensar “fora da caixa” é o que permite que sua empresa se diferencie da concorrência e vá além do esperado. Para isso, escute com atenção os seus clientes e funcionários para ver o que pode ser mudado e melhorado. Fique ligado nas tendências, novidades e tente estar à frente do que o mercado já oferece. A inovação deve ser contínua, afinal os clientes sempre esperam que você seja melhor.

Além disso, saber identificar quais são os seus momentos da verdade é fundamental. São os momentos em que o que realmente importa é impressionar o cliente com seu serviço. O momento da verdade de uma companhia aérea, por exemplo, é ao fazer o check-in dos passageiros. O de um jornalista é ao fazer uma entrevista, o de um hospital a limpeza e por aí vai.

É preciso saber quais são os momentos em que as pessoas terão a clareza de que seu serviço tem qualidade ou não. Saber criar o seu fator WOW, o fator que lhe diferencia e faz com que seu cliente compre mais, é mais importante do que muitos acreditam ser.

Para ter ideia, de acordo com a pesquisa X, apenas 9% das pessoas deixam de comprar com você por serem realmente fiéis à concorrência. Porém, 68% dos clientes não compram mais porque percebem a indiferença da empresa com eles. Além disso, segundo a mesma pesquisa, esse cliente comentará em média com 10 pessoas sobre sua má experiência.

Isso significa que o segredo não está em grandes feitos e sim no cuidado e atenção diferenciada que você dá ao seu cliente. Olhe o caso do Mc Donald’s, por exemplo. Mesmo o cliente tendo que levar sua comida para a mesa embrulhada em papel, numa bandeja plástica e não podendo nem mover a cadeira, o serviço é um sucesso.

Isso porque eles oferecem um serviço consistente e fácil de adquirir, sustentado por sistemas. Para o cliente ter vontade de comprar mais, esses dois fatores devem existir. Você precisa ter consistência de serviço, o mesmo produto, no mesmo tempo, sempre. Isso vai gerar valor a sua empresa. O Mc Donald’s ainda foi além e soube explorar seu fator WOW, por exemplo, ao dar brinquedos gratuitos junto com os lanches para as crianças, seu principal cliente.

Criar seu fator WOW e fazer funcionar com cada cliente fará sua empresa vender mais. Resolver os problemas do seu público, oferecer boas soluções e ir além do serviço convencional, mesmo que com pequenas coisas, como um brinquedinho do Mc Donald’s, fará toda a diferença nas contas.

Por Alejandro De Gyves, diretor para América Latina da ActionCoach – líder mundial em business coaching para pequenas e médias empresas e a primeira franquia de coaching no Brasil.[/userpro_private]

Mais informações em: http://actioncoach. com.br/e-book/

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...