Administração Pet – Motivar não basta

Motivar não basta. É preciso mudar para o crescimento da pet shop.

Em minhas palestras nas pets shop falo muito sobre mudança e principalmente atitude e comportamento. Sempre que me procuram, me perguntam se sou um palestrante motivacional.

O que acham que respondo? Sim? Não? O mais fácil é responder sim. Claro. Na maioria das vezes os colaboradores de uma pet shop querem ouvir. Acreditando que alguém terá o condão de motivar toda a equipe da pet shop com uma única palestra.

Será que isto é possível? Eu acho que é. Já saí muito motivado de algumas palestras, louco para mudar o mundo. Quer saber? É sim. Muito possível.

O problema não é este. A questão é: Quanto dura esta motivação para o crescimento da pet shop? Este é o ponto.

Voltando à pergunta que fiz lá em cima, eu respondo que sim e não ao mesmo tempo. Sou palestrante motivacional nas pets shop, mas isto não é o que importa.

Claro que motivo. Aconselho. Dou exemplos. Incentivo. Isto é fácil. Difícil é fazer os colaboradores da pet shop mudarem suas rotinas. Difícil é saber o que aconteceu com os colaboradores da pet shop 30, 60 dias depois.

Elas permanecem motivadas ou estão ainda mais frustradas?[userpro_private]

Motivação é algo que precisamos ter todos os dias para o crescimento dos colaboradores e da pet shop. Para acordar, sair, trabalhar, estudar, brincar, conversar. Para qualquer coisa que se faça é preciso motivação. Precisamos de um motivo.

Se estou com fome, como. Este é o motivo. Se estou com sede, me motivo a beber algo. O que precisa nos motivar a ir trabalhar e atender ao cliente da pet shop com o melhor que pudermos é exatamente o motivo que nos leva a ir trabalhar todos os dias.

Complicado? Não. É simples. Não existe motivador no mundo capaz de fazer você se motivar, se detesta o que faz. Se não faz por amor. Com vontade. Por prazer.

Dinheiro motiva? Depende. Você acha que a pessoa mais rica do mundo se motiva por ganhar dinheiro. Eu duvido. O que o motiva é exatamente o prazer de fazer o que faz todos os dias. Eu sei que eu, você, todos pobres mortais, nos motivamos a trabalhar para ganhar dinheiro, comprar coisas, pagar contas. Isto já foi e é amplamente difundido, mas acredite, não é só isto. Não mesmo.

Eu só consigo entender que estou motivando alguém quando consigo incutir no colaborador da pet shop a necessidade de mudar. Mostrar que para mudar é preciso ter atitude, disciplina, vontade e principalmente um motivo que os faça verdadeiramente mudar.

Se você não muda, você não se motiva. Apenas adia a sua frustração. Pense nisto. O que o faz motivar é o sentido de atender às necessidades do cliente em superar as suas expectativas. Ter um objetivo é fundamental. Um foco definido. Uma missão. Fidelizar o cliente da pet shop. Quer contratar um palestrante que o motive? Contrate alguém que possa ajudá-lo a mudar. Se você não quiser mudar, palestrante nenhum vai fazê-lo mudar de ideia. Só quem muda de ideia é o colaborador da pet shop.

Quer contratar um palestrante que o motive? Contrate alguém que possa ajudá-lo a mudar. Se você não quiser mudar, palestrante nenhum vai fazê-lo mudar de ideia. Só quem muda de ideia é o colaborador da pet shop.

Salvador Balaguer é diretor da Balaguer Treinamentos S/C Ltda., empresa que atua no desenvolvimento organizacional, trabalhando com os grupos numa abordagem participativa, utilizando ferramentas, conceitos e abordagens que estimulem o “caminho da descoberta”, evitando-se a mera transmissão de soluções prontas. salvador.balaguer@yahoo.com.br

[/userpro_private]

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...