Banho e Tosa – Você está produzindo ou ocupado?

0 25

A maioria das pessoas reclama que precisa de mais horas no seu dia para cumprir com tudo o que precisa e com as distrações que os avanços tecnológicos colocaram em nossas mãos.

Chamo você para uma reflexão: durante o seu dia você está produzindo ou ocupado para mostrar que é uma pessoa cheia de tarefas? Pare o que está fazendo e reflita.

Produzir quer dizer que as ações que você está tendo estão levando ao cumprimento dos seus objetivos propostos para aquele dia ou mesmo aqueles estabelecidos a curto, médio e longo prazos. É ter resultados ao final de um período que lhe darão uma sensação incrível de dever cumprido, de realização, de conquista. Ser produtivo é ter mais tempo para realizar seus objetivos, ter qualidade de vida, ajudar pessoas, aproveitar a família. É trabalhar menos, com mais tempo para o que realmente importa. Estar ocupado é ser multitarefas, começando dez coisas ao mesmo tempo e não cumprindo nenhuma com excelência. Ser ocupado é contraproducente. É fazer tarefas diversas com pouca ou nenhuma relevância para o alcance dos seus objetivos. É dizer sim para o outro e não para você. Pessoas ocupadas não têm disponibilidade para assumirem novos projetos e oportunidades.

 

Todos os seres humanos têm as mesmas 24 horas por dia, então, por que algumas pessoas conseguem produzir tanto com resultados assertivos e outras parecem precisar de 30 horas diárias para cumprirem suas tarefas e compromissos? A resposta é simples: quem para e planeja antes de agir produz mais do que quem parte logo para a ação. Nem tudo o que chega a nós por redes sociais, notícias, aplicativos de conversas instantâneas é digno de atenção ou de uma ação. Por isso ter objetivos claros e bem definidos nos ajuda a perceber o que é importante e o que é lixo. Os objetivos são como norte, definem o que merece ou não nossa atenção e facilitam a tomada de decisão.

Quando sabemos quais são as nossas responsabilidades e o que esperamos de nós mesmos, saberemos decidir o que deve ser delegado, devolvido a quem solicitou ou executado por nós. Só assuma tarefas que não são suas quando tiver convicção de que poderá realizá-las sem negligenciar as suas. Nossa vontade é sempre de ajudar, porém muitas vezes apenas nos sobrecarrega e pode não resolver a situação de quem nos pediu ajuda. Ou ainda, você resolve a situação dele e cria um problema para você, já que se ocupou com uma tarefa que não levou você a cumprir com seus objetivos.

Então, pense antes de começar a fazer! Verifique a importância e a necessidade de você fazer as tarefas e compromissos que você mesmo se propõe a fazer. Nossos dias já são tomados de solicitações de muitas pessoas, principalmente de nossos gestores quando trabalhamos em empresas. Então, sugiro-lhe que respeite seu tempo e não o desperdice. Nossa mente e o nosso próprio corpo precisam de momentos de lazer e descanso e se soubermos utilizar o tempo é possível realizar muito bem todas as tarefas.

Até para fazer nada é preciso saber o que fazer. Fazer nada com os amigos, com a família e estar aberto ao que o mundo lhe proporciona, até para se sentir com mais energia no trabalho no dia seguinte. Sabendo que tudo foi resolvido da melhor maneira podemos nos dar o direito de aproveitar os feriados e até mesmo um simples final de semana. E então, você está produzindo ou ocupado?!

 

Kaká Cerutti – Marketing e Comunicação da Empóriopet, coach e palestrante.

Mais informações em www.emporiopet.ind.br ou pelo e-mail sac@ emporiopet.ind.br.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...
Receba nossas novidades!

Receba nossas novidades!

Cadastre seu melhor email e fique atualizado sobre o mercado pet.

Obrigado por se cadastrar!