Negócios – Boas oportunidades frente à crise

0 62

Seja atento e criativo no mercado de pequenos animais.

Assim como diversos outros segmentos, o mercado pet também passa por um processo de ajustes e remodelação. A boa notícia é que ao perceber dificuldades geradas pela crise financeira que assola nosso país, especialmente nos últimos dois anos, e identificar necessidades dos tutores, o mercado tem desenvolvido alternativas e soluções versáteis, inovadoras e rentáveis.

 

Um bom exemplo é o crescente número de “creches” para pets. Esta novidade atende à demanda de enorme parcela de tutores que, preocupados em não deixar seus animais de estimação em casa, entediados, cada dia mais têm procurado por locais que recebam seus pets para que possam passar o dia socializando com outros animais, brincando e gastando energia.

Assim como nós, seres humanos, a vida dos pets se transformou com a urbanização e com a significativa redução do espaço para se morar. Enquanto antes havia campos e fazendas hoje moramos em apartamentos e flats e passear, não raro, se transformou em uma atividade de risco, considerando-se a violência que assola nossas grandes cidades.

Diante deste cenário, outra frente do mercado pet que merece destaque são os centros antes destinados somente à reabilitação de animais com dificuldades de locomoção e que, ultimamente, tem dedicado parte de suas agendas ao modelo “fitness”. Afinal, animais de companhia também ficam sedentários, obesos e fisicamente debilitados, o que pode trazer diversas complicações à sua saúde.

O que os exemplos citados têm em comum? Falam sobre flexibilidade, inovação e conhecimento das necessidades dos tutores e dos animais. Talvez essas sejam as palavras de ordem para este mercado que, apesar de sentir os efeitos da crise, também apresenta inúmeras oportunidades de crescimento.

Essas novidades são válidas porque provocam a criatividade em quem vive a rotina deste mercado. E ninguém mais preparado para estudar, entender e perceber quais as oportunidades da área pet e, ainda, tentar se antecipar a elas, driblando a crise que tanto tem afetado a todos.

 

Prof. Dr. José Fernando Ibañez é presidente da Anclivepa-SP e atua na Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Setor de Ciências Agrárias – Departamento de Medicina Veterinária. É também parceiro da Comac (Comissão de Animais de Companhia) do Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal).

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...
Receba nossas novidades!

Receba nossas novidades!

Cadastre seu melhor email e fique atualizado sobre o mercado pet.

Obrigado por se cadastrar!