Aquarismo – Transforme o aquário marinho num ambiente natural

Um ambiente marinho que reflita a natureza real dos oceanos é um desejo de muitos aquaristas.

Aquários modernos de água salgada podem ser muito mais do que simples exibições de peixes.

Eles podem se tornar verdadeiros recifes em miniatura e, com certeza, oferecem mais desafios do que um aquário de água doce.

Assim, combinar peixes, invertebrados, rochas e corais provenientes de uma mesma região geográfica é o primeiro passo para transformar o aquário em um ambiente natural. Porém, é necessário fornecer espaço e respeitar as necessidade dos mais diversos tipos de seres vivos do aquário, além de garantir adequada manutenção da qualidade da água, bem como a sanidade.

Adicionar alguns adornos pode ajudar a completar a ilusão do ambiente marinho, dessa forma, testes e ajustes são necessários antes da montagem do aquário e introdução dos peixes.

Apesar de ser um ambiente deslumbrante que abriga peixes e invertebrados, sabe-se que a vida microscópica também desempenha um papel importante para o ambiente marinho e que, mesmo o aquário mais naturalmente projetado, requer um sistema de manutenção, portanto, para que haja um aspecto natural, é necessário que o espaço disponível onde conterá os equipamentos seja o mais discreto possível.

O tipo de substrato, material que cobre o fundo do aquário, também deve ser pensado, podendo ser puramente decorativo ou servindo como parte do sistema de filtração e atualmente vários tipos são encontrados no mercado.

Pensar no volume de água e na iluminação também são fatores imprescindíveis. Assim como acontece com o design de interiores domésticos, a iluminação do aquário também desempenha um papel importante no design do aquário. É necessário pensar no tipo de iluminação adequada, tanto pela estética, como pelos seres vivos que usufruíram dessa iluminação no aquário e dependem de atividades fotossintéticas para seu crescimento.

A engenharia da iluminação e de todos os aspectos como geração de calor, riscos elétricos, corrosão, manchas, etc. devem ser levadas em conta na hora da montagem de um sistema de iluminação do aquário.

Alguns fundos podem ser adicionados. Existem inúmeras opções para fundos que podem transmitir a ilusão de uma cena naturalmente encontrada no oceano, além de blo
quear a vista de alguma parede do outro lado. Os fundos podem ser de cores sólidas, de fotografias, ou até cenários secos montados por detrás do aquário (Tullock 2007).

A disponibilidade de materiais derivados do mar é grande e, com tanta variedade, abre-se um leque com ínumeras possibilidades e escolhas para a criação de diversos ambientes naturais marinhos.

 

Amanda Fernandes é Animal Scientist (Unesp Jaboticabal/SP), Master Degree (Unesp Araraquara/SP). CRMV/SP 03525. Contato: [email protected]

Referência: Nottingham, Mara Carvalho, and Mara Carvalho Nottingham. 2007. I Peixes Ornamentais Brasileiros. Tullock, Johnfile: Guia para Identificação de Peixes Ornamentais Marinhos, Ibama, 2007. Saltwater Aquarium Models: Recipes for Creating Beautiful Aquariums That Thrive.

 

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...